Get Adobe Flash player

  • ARTROSE

É um processo degenerativo de desgaste da cartilagem articular, que afeta sobretudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo os joelhos ou os pés. Também é produzida por efeito da diminuição do líquido sinuvial articular por conseqüência de subluxações, acarretando menor lubrificação o que favorece o atrito e desgaste articular. 

Esta disfunção é vinculada, também, ao envelhecimento das articulações. Inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos. Porém, também pode aparecer de forma precoce como conseqüência de traumatismos ou problemas congênitos que afetem a articulação.
Em geral, o envelhecimento e a sobrecarga da articulação fazem com que a cartilagem se desgaste e perca agilidade e elasticidade. Os sintomas são a dor e a limitação da função articular e do movimento, pelo fato das superfícies articulares, em vez de estarem acolchoadas pela cartilagem, tornam-se rugosas e atritam-se.

A artrose apresenta uma dor sentida depois de utilizar a articulação, em geral, é uma dor vespertina e é aliviada com repouso. A pessoa pode levantar dolorida e sentir um pouco de rigidez, o que dificulta o início dos movimentos. Porém, em alguns minutos ou na primeira hora a rigidez desaparece e a pessoa pode se movimentar normalmente.